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2011

 

Ginástica laboral ganha espaço no setor empresarial.doc Ginástica laboral ganha espaço no setor empresarial
Clickribs.com.br

Entre as atividades que ganharam destaque no setor empresarial está a ginástica laboral, uma forma de manter os funcionários em boas condições físicas e psicológicas com exercícios determinados por profissionais de fisioterapia ou educação física de acordo com as funções desenvolvidas durante o trabalho.Muitas das principais queixas de quem passa por problemas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), também conhecidos como lesão por
esforço repetitivo (LER), é a falta de orientação e de atenção dos administradores com a situação dos empregados.
De acordo com o fisioterapeuta Péricles Machado da Physio Athletic, com ações simples - como seções de alongamento ao longo do dia - várias doenças relacionadas à rotina diária poderiam ser contornadas.— A partir da adoção da ginástica laboral, os empregadores percebem a diminuição do índice de afastamento por lesões, o que traz mais qualidade de vida. O interesse do funcionário pelo trabalho é maior e assim o desempenho, a qualidade do serviço oferecido e a produtividade aumentam. Além disso, valorizaram mais a marca e a empresa que atuam perante a sociedade — acrescenta o fisioterapeuta.Segundo Machado, para os colaboradores, os benefícios vêm em quatro pontos, o fisiológico, o psicológico, o social, e o empresarial.Entre as vantagens citados por Péricles estão o combate ao sedentarismo, estresse,
depressão e a ansiedade.
— Com essa simples atividade, a sensação de disposição e bem-estar é ampliada.
Ocorre um aumento da flexibilidade, da coordenação e da resistência e uma maior mobilidade corporal. A atividade física oferecida por muitas empresas favorece também a mudança da rotina, reforça a autoestima e beneficia a autoimagem — diz.
As empresas que criam esses programas se adaptam aos padrões definidos pelo Plano Nacional da Saúde do Trabalhador em busca de saúde, qualidade e bem-estar para os trabalhadores.

Quick Massagem, a massagem mais procurada, para eventos.

A quick massage ou massagem expressa é uma massagem realizada através de técnicas orientais do Amna e do Shiatsu. Realizada numa
cadeira especialmente projetada onde o cliente fica numa posição muito confortável e relaxante, o principal objetivo é promover o equilíbrio
físico, mental e energético. O alívio de tensões e dores localizadas é imediato bastam de 15 a 20 minutos e a energia perdida no dia-a-dia
é reativada. A massagem é realizada através dos movimentos dos dedos, polegares e palma das mãos com manobras de deslizamentos
superficiais e profundos, além pressões, amassamento, vibrações, mobilizações e percussões. O atendimento é realizado individualmente,
é uma forma rápida e prática de proporcionar aos clientes momentos de relaxamento sem alterar sua rotina de trabalho, na pausa de um
cafezinho. Técnica indicada para quem procura atendimento rápido, que possuem pouco tempo sofre com as rotinas do cotidiano. Por
que “Quick Massagem” ou “Massagem Rápida”, vai onde o cliente estiver, ou seja, no escri-tório, em sua casa, no shopping, no trabalho, no
supermercado, no parque, no cabeleireiro, na academia de ginástica.
A massagem na cadeira é feita sobre as roupas, não são utilizados cremes e nem óleos. Alguns clientes se sentem desconfortáveis ao
se despir para realizar uma massagem tradicional que é feita sobre uma maca. Com a massagem sentada, os clientes podem evitar o
desconforto e constrangimento ao ter que tirar as roupas em uma sala de massagem. Outro atrativo é o preço das sessões que é bem mais
barato sem deixar de ser eficiente e trazer ótimos resultados. Esses benefícios fazem a “Quick Massagem” segura, conveniente e acessível
e cada vez mais popular.

 

Como manter uma coluna saudável?

Vários são os motivos que levam uma pessoa a ter problemas com a coluna: má postura, muito tempo sentado ou em pé, dormir de mau jeito, exercícios feitos de forma incorreta, entre outros fatores que desencadeiam estas mudanças.Dor na região lombar das costas é um dos piores problemas de saúde da nossa sociedade. Mais de 80% das pessoas vão ter um episódio de dor lombar pelo menos uma vez na vida. E este quadro pode variar de uma dor intensa e de longa duração até uma dor leve e de rápida resolução. Por isso deve-se estar atento mesmo para dores leves na região lombar das costas.Os médicos tem muitas idéias sobre o que causa a dor lombar, mas nenhuma delas se aplica a todos os pacientes. Pode estar relacionada a dano ou envelhecimento dos discos, contraturas
musculares, artrite da coluna, problemas com tendões e ligamentos.
Na grande maioria das vezes não ocorre nenhum trauma ou esforço que tenha desencadeado
a dor, e sim um mau uso geral da coluna, como má postura, excesso de peso corpóreo, vida sedentária, trabalhos que exigem longos períodos sentado entre outros.
A nossa coluna, que não foi “projetada” para andarmos em pé, sofre muito com todas estas agressões que podem culminar com fortes dores lombares e até mesmo dor ciática irradiando para os membros inferiores, podendo em casos graves diminuir a força dos músculos das pernas e exigir até correção cirúrgica.Nesta eventualidade toda atividade física deve ser interrompida e iniciado tratamento adequado visando o rápido retorno ao esporte.Os exercícios são divididos em musculação; aplicados para fortalecer e enrijecer os músculos, o que diminui e evita o risco de lesões; alongamento, o que proporciona melhor flexibilidade dos movimentos e reeducação postural.Dicas para uma Boa Postura:Alongue-se pelo menos uma vez por dia. Procure um lugar tranqüilo em casa ou no escritório.
Esqueça os problemas e concentre-se no seu corpo.
Sente-se corretamente. Utilize os ossos dos ísquios (saliência óssea embaixo do bumbum), deixe
os pés no chão e, se possível, encoste as costas no apoio da cadeira.
Cuidado com os exercícios mal feitos. O excesso de carga, o posicionamento incorreto e a má
orientação profissional podem trazer graves problemas.
Tente nunca se esquecer que você tem um corpo para cuidar. É sempre importante tratá-lo
bem em qualquer ocasião, seja sentado, deitado, carregando um objeto, ou mesmo, na hora de escovar os dentes. O sucesso de uma boa postura está na conscientização.

Extraído do site Sentir Bem.

 

 

Motive-se e aumente a auto-estima com a atividade física

É sabido que as alterações sazonais podem provocar mudanças no estado de humor de algumas pessoas, a tal ponto de haver uma definição para um tipo de depressão ligada ao ciclo das estações do ano. Apesar disto, uma maior parte da população deixa de praticar exercícios e atividades físicas quando se aproxima a queda da temperatura geral e, não há como nos caso dos depressivos, justificativas orgânicas.

O que leva à corrida às academias, parques, clubes e quadras no verão e que nos afasta nos outros períodos do ano? Como fazer para alterar este ciclo?

Para responder estas questões é necessário refletir sobre os benefícios da atividade física na qualidade de vida dos praticantes, correlacionando-os ao "investimento" emocional que a pessoal faz ao envolver-se nas atividades esportivas.

Há três motivos principalmente que levam as pessoas a praticar esportes: em função de necessidades especiais (normalmente por indicação médica), por motivos estéticos e por desejos esportivos (o gosto pela prática). Em cada uma das possibilidades o sujeito terá um objetivo e um tipo de desgaste para a prática física, do mesmo modo que perceberá ou não diferentes tipos de "resultados" ou benefícios. De qualquer forma, numa etapa inicial os benefícios são menores em função da necessidade de adaptação ao novo ritmo/estilo de vida, mas a médio e longo prazo serão facilmente reconhecidas as vantagens da prática de atividade física.

Dentre estas 'vantagens' destacamos que, provavelmente, um sujeito que inicia um programa de atividade física e se mantém realizando-o por um período superior a quatro semanas sentirá os efeitos em sua auto-estima primeiramente pelo simples motivo de haver conseguido cumprir o objetivo de realizar atividade física e, paralelamente, ao sentir os efeitos objetivos como o bem estar físico, as mudanças estéticas e os bons resultados médicos. É comprovado cientificamente que, a adaptação e fidelização às atividades acontecerão após seis semanas praticando-se pelo menos 3x/semana.

Como num efeito de retro-alimentação, esta pessoa poderá perceber-se estimulada a manter o programa de atividade física e até inserir alterações (desde que orientado por um profissional da educação física), sofrendo então os efeitos da chamada motivação. É possível também que este bem estar geral e a elevação da auto-estima sejam generalizados a outros setores da vida, conseqüentemente ampliando os efeitos psicológicos da prática esportiva para toda a qualidade de vida.

Por fim, é importante apontar uma armadilha neste sistema, pois, à medida que a atividade física é realizada ao longo do tempo, alguns benefícios físicos deixam de ser percebidos, pois haverá uma estabilização da condição do praticante, o que pode gerar então, o desânimo e desmotivação, que levarão ao abandono da prática. Aí será o momento de procurar mais uma vez orientação e fazer uma avaliação física, a fim de alterar o treino, o ritmo e a intensidade para os resultados continuarem acontecendo, mesmo que mais lentamente.

Extraído do site Sentir Bem.

                                           

         

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